05/03/2008

Uma ode à preguiça...

Muito se diz da pessoa preguiçosa. Aquele indivíduo que não quer trabalhar, não quer estudar e parece não se adaptar à correria do 'mundo moderno'. Essas pessoas são constantemente repreendidas pelos pais, professores, patrões e até mesmo pelos vizinhos. São lançados à fogueira como se fossem bruxas no século XVIII.

Mas a preguiça é um paradoxo que pode ser a solução para o mundo. Explico: No mundo de hoje, as pessoas são compelidas, empurradas, forçadas, diariamente a fazer coisas que não querem fazer. Neste mundo, somos OBRIGADOS a trabalhar para sobreviver, o que faz com que muitos trabalhem em empregos que não gostam e que não os realiza, nem como pessoas nem como profissionais.

Então o que acontece? Estresse, irritação, crimes, violência, desilusão, inversão de valores. O Ter superando o Ser. Guerra velada, vizinhos querendo se dizimar para subir na escala social. Guerras e outras coisas.

Caso essa lógica captalista não existisse e as pessoas pudessem exercer sua preguiça e dormir até a hora em que quisessem, fazer o que quisessem, como quisessem, tudo seria diferente. Até mesmo um lixeiro sentiria prazer no que faria, pois, ele faria aquilo porque ESCOLHEU fazer aquilo. Cada pessoa iria procurar fazer o que mais gostasse e todas as profissões seriam 'completadas' por pessoas interessadas nelas, fazendo com que cada trabalho fosse melhor realizado, pois seria realizado com gosto.

A preguiça também funciona como um freio, um alerta do nosso corpo que mostra que as coisas andam erradas, muito erradas.

Exercite sua preguiça!

PS: Postei essa pequena teoria no meio do trabalho. Foi muito mais interessante do que realizar minhas atividades diárias e obrigatórias.

4 comentários:

Vitor Menezes disse...

Está no ar no urgente! a enquete para escolher o tema que será tratado pela Rede Blog no próximo dia 21. Participe da votação! Abs

Rafael Bretas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Bretas disse...

Salve os índios!! Raça evoluída e perfeita. Além de exercitar sua preguiça, os verdadeiros donos de "nossas" terras não têm pêlos pelo corpo. Imagino uma vida sem um cabelinho encravado!!Maravilha! Se Deus criou na terra o paraíso, os portugueses conseguiram destruí-lo! Um "IpIp Hurra!" para a preguiça e para quem realmente a exercita com fervorosa dedicação, os índios!!

João Ventura disse...

Também acho que os índios tínham o estilo de vida ideal. Mas confesso que não conseguiria viver sem a sombra dos prédios e a poluição da cidade. O problema é o trabalho, hehehe...