11/07/2008

Once Upon a time...

Com uma semana de atraso, estou publicando algumas fotos da Festa Literária Internacional de Parati (Flip), que aconteceu entre os dias 2 e 6 deste mês. Entre as atrações, destaco a presença de dois caras fantásticos: Neil Gaiman, quadrinhista, escritor e roteirista e Marcelo Tas, apresentador do programa CQC, da Bandeirantes e intérprete de personagens famosos como Professor Tibúrcio do Rá-Tim-Bum e o repórter Ernesto Varela.



Marcelo Tas

Tas, que estava realizando uma cobertura paralela da Flip para o seu blog, deu entrevista para este repórter que vos escreve e para a belíssima Carla Cardoso, e contou que foi um dos primeiros brasileiros a conhecer a internet. "Conheci a internet há 20 anos atrás, quando morava nos Estados Unidos. Depois, vim para o Brasil e ela ainda não tinha chegado aqui, então não podia conversar com ninguém sobre isso", riu. Ele também disse que, no CQC, também é realizado um trabalho sério de jornalismo, ao contrário do que se pensa. "No CQC nós temos uma equipe de cinco repórteres que fazem toda a apuração do material antes de levar ao ar. Quando um dos apresentadores vai para a rua, já sabe exatamente o que vai perguntar. Muita gente pensa que nós somos um bando de malucos que vai para as ruas, mas o trabalho é sério", revela.

Neil Gaiman

Já Gaiman, arrastou uma multidão de cerca de 500 pessoas para a fila de autógrafos e reagiu com muito bom humor à situação. Quando perguntado sobre seus trabalhos que são disponibilizados na internet, ele foi sincero. "É claro que eu gostaria que as pessoas comprassem meus livros, já que é isso que põe comida na mesa e que garante um melhor plano de saúde para os meus filhos, mas o que é que eu posso fazer? Eu quero que as pessoas me leiam. Existem milhões de blogs, mas as pessoas leem muito poucos. Não tenho como lutar contra isso", disse. Gaiman ainda comentou sobre seu próprio blog. "Eu comecei para divulgar um livro, o Deuses Americanos, mas os fãs entraram em contato e criou-se um ótimo canal de interação, onde eles podiam, por exemplo, perguntar coisas que não tinham no livro, como qual era o sabor de determinada bebida. Um dia eu vou parar com o blog, mas é como o cigarro, um dia a gente para, e sempre é logo", riu.

Blog do Marcelo Tas: http://www.marcelotas.blog.uol.com.br/

Blog do Neil Gaiman: http://www.neilgaiman.com

Um comentário:

Vitor Menezes disse...

Este domingo, 21, é dia de Rede Blog, com o tema "Os novos ricos de Campos: que classe é essa?". Participe! Abração!