Muito se diz da pessoa preguiçosa. Aquele indivíduo que não quer trabalhar, não quer estudar e parece não se adaptar à correria do 'mundo moderno'. Essas pessoas são constantemente repreendidas pelos pais, professores, patrões e até mesmo pelos vizinhos. São lançados à fogueira como se fossem bruxas no século XVIII.
Mas a preguiça é um paradoxo que pode ser a solução para o mundo. Explico: No mundo de hoje, as pessoas são compelidas, empurradas, forçadas, diariamente a fazer coisas que não querem fazer. Neste mundo, somos OBRIGADOS a trabalhar para sobreviver, o que faz com que muitos trabalhem em empregos que não gostam e que não os realiza, nem como pessoas nem como profissionais.
Então o que acontece? Estresse, irritação, crimes, violência, desilusão, inversão de valores. O Ter superando o Ser. Guerra velada, vizinhos querendo se dizimar para subir na escala social. Guerras e outras coisas.
Caso essa lógica captalista não existisse e as pessoas pudessem exercer sua preguiça e dormir até a hora em que quisessem, fazer o que quisessem, como quisessem, tudo seria diferente. Até mesmo um lixeiro sentiria prazer no que faria, pois, ele faria aquilo porque ESCOLHEU fazer aquilo. Cada pessoa iria procurar fazer o que mais gostasse e todas as profissões seriam 'completadas' por pessoas interessadas nelas, fazendo com que cada trabalho fosse melhor realizado, pois seria realizado com gosto.
A preguiça também funciona como um freio, um alerta do nosso corpo que mostra que as coisas andam erradas, muito erradas.
Exercite sua preguiça!
PS: Postei essa pequena teoria no meio do trabalho. Foi muito mais interessante do que realizar minhas atividades diárias e obrigatórias.
LANÇAMENTO DE LIVRO NO MUSEU DA PRAÇA
Há 5 anos
4 comentários:
Está no ar no urgente! a enquete para escolher o tema que será tratado pela Rede Blog no próximo dia 21. Participe da votação! Abs
Salve os índios!! Raça evoluída e perfeita. Além de exercitar sua preguiça, os verdadeiros donos de "nossas" terras não têm pêlos pelo corpo. Imagino uma vida sem um cabelinho encravado!!Maravilha! Se Deus criou na terra o paraíso, os portugueses conseguiram destruí-lo! Um "IpIp Hurra!" para a preguiça e para quem realmente a exercita com fervorosa dedicação, os índios!!
Também acho que os índios tínham o estilo de vida ideal. Mas confesso que não conseguiria viver sem a sombra dos prédios e a poluição da cidade. O problema é o trabalho, hehehe...
Postar um comentário