21/01/2008

O Dia do Abandono

O Abandono Diário...

Nas noites de Campos, perambulando pelos bares e botequins, existe um garoto chamado Paulo Vítor. Não se sabe ao certo (ele não diz), mas não tem mais do que seis ou sete anos de idade. Paulo Vítor vende amendoins todas as noites nas ruas de Campos. Sozinho. Anda com os amendoins e com o dinheiro. Sozinho, no meio do mundo adulto da noite.

Para vender, ele abusa. Imita a dança do Michael Jackson, canta músicas e sobe no colo das pessoas e nas garupas das motos. As pessoas costumam achar bonito, mas se esquecem que, no horário onde UM GAROTO DE SEIS OU SETE ANOS, ESTÁ TRABALHANDO, ele deveria estar, no mínimo, revisando a lição de casa.

Como ele, há dezenas de crianças, perambulando pelas praças, bancos, ônibus e ruas, vendendo amendoins, mariolas, chicletes jujubas e outras coisas para ajudar aos pais, que muitas das vezes estão por perto, supervisionando o 'trabalho' dos filhos. Não se pode caminhar pelo centro sem ser abordado por CRIANÇAS QUE DEVERIAM ESTAR NA ESCOLA, MAS ESTÃO TRABALHANDO PARA PAIS, QUE CARREGAM OUTROS FILHOS NA BARRIGA, ENQUANTO SUAS CRIANÇAS SE HUMILHAM DIANTE DE ESTRANHOS.

Há milhares de Paulos Vítor por aí. A promoção social não vê, o juizado da infância e juventude não vê, o povo na rua não vê, pois eles já estão incorporados à paisagem feita e desolada da cidade, são só mais um pedaço do bolo podre.

Garantindo o sustento de uma família pobre por um Real...

17/01/2008

Vai rindo...

O prefeito do Rio, César Maia, respondeu de uma maneira pouco séria à decisão de moradores da cidade em fazer um boicote ao pagamento do IPTU demonstra, no mínimo, a falta da crença do político no povo que o elegeu. Maia, ao dizer que, no final, será uma vitória de Pirro e a prefeitura vai arrecadar mais ainda devido ao pagamento de juros.

Os moradores alegam que o boicote é um protesto contra a atual administração, o abandono da cidade e para evitar que, em ano de eleição, a verba seja usada com fins eleitorais.

Maia parece não levar fé na organização da população, que já conta com 14 associações de moradores espalhados pelo Rio de Janeiro. Mas se esqueceu também que, depois de tanto levar, uma hora o povo cansa...

Mesmo que não consigam seu objetivo, o manifesto é um posicionamento concreto e mostra a descrença contra o atual sistema político-administrativo no país. Os moradores estão plenamente apoiados. Torço para que cheguem até o fim e inspirem mais gente a tomar atitudes!!

PS: Dia 21, segunda, é Dia do Abandono. Mais um levante em Campos. Vamos lá macacada!

Acordando e aderindo...

Vários jornalistas gente boa, em assembléia virtual, deram origem ao Dia do Abandono, que será "comemorado" no próximo dia 21, segunda feira. Durante o dia, vários blogueiros da planície vão publicar em seus espaços, textos de denúncias e indignação contra o município do 'já teve'. Vale a pena acompanhar os blogs e conferir todas as mazelas que os coleguinhas encontram por aí (como se já não estivesse na cara o suficiente)

Contamos com a reclamação de todos!